sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Memórias



O Cineclube Batelão porta-se no Brasil para apresentar o documentário Memória para Uso Diário, de Beth Formaggini. O Filme nos traz a importância da lembrança, da história para aqueles que perderam pedaços de suas vidas.

A sessão acontece na próxima terça-feira, dia 02 de dezembro, às 19h00min, no Anfiteatro Garibaldi Brasil – Ufac. Para complementar a sessão, após a projeção haverá debate com a historiadora Fátima Almeida.


MELHOR DOCUMENTÁRIO JÚRI POPULAR
MELHOR DOCUMENTÁRIO ABDEC-RJ
FESTIVAL DO RIO 2007

Sinopse:

“Memória para uso diário” é um filme sobre o esquecimento e a construção da memória política: Ivanilda busca evidências que provem que seu marido Itair foi preso pelo governo brasileiro. Membro do Partido Comunista, ele está desaparecido desde 1975. Romildo procura pelo corpo de seu irmão Ramirez, sumido desde 1973 num cemitério do subúrbio do Rio. Leda visita a rua que recebeu o nome de seu filho Marcos, assassinado pela ditadura militar, para que ele nunca fosse esquecido.  Mães choram por seus filhos, recentemente assassinados pela polícia nas favelas e lutam por justiça.

Todos eles pertencem ao grupo Tortura Nunca Mais, fundado após a ditadura militar. Esses militantes deram suas vidas pela liberdade e foram marcados como terroristas. Hoje, a violação dos direitos humanos pelo governo perdura, com a tortura e a morte de jovens negros acusados de traficantes. O grupo provê assistência psicológica e jurídica aos militantes e suas famílias e luta pela abertura dos arquivos militares, que podem ser a chave para a localização dos corpos de desaparecidos políticos, revelando ainda a forma como foram mortos. 

A tortura ainda atinge as famílias que não tiveram a chance de enterrar seus entes queridos. 

“Memória para uso diário” traz à vista a memória recente, revelando a seletividade da história oficial. Pensando o passado para que se possa libertar o futuro dos fantasmas que ainda nos perseguem no presente.







quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Águas em branco e preto


A visão clássica do cinema, a visão nas cores do cinema toma conta desta obra a qual embarcaremos o Cineclube Batelão, viajaremos agora pela arte pintada por lentes, pela arte escrita por imagens.  La León apresenta-nos uma estória da distinção de sentimentos entre dois personagens, o não saber do sentimento de um e o não sentimento de outro. 

Com esta obra, temos o privilégio de contemplar uma narrativa simples e completa sobre a luz de uma natureza tão simples quanto e completa de emoções visuais, uma luz capaz de nos passar o espírito da floresta que lá domina.

A sessão com projeção desta obra (La León, com direção de Santiago Otheguy), que podemos dizer, com pretensões artísticas, ocorrerá na próxima terça-feira, dia 18 de novembro, às 19h00min, no Anfiteatro Garibaldi Brasil – Ufac. 

Sinopse: Alvaro leva uma vida humilde numa ilha remota da Argentina. A pesca e o corte do junco são suas únicas fontes de renda. A sua homossexualidade o torna tão estranho a este ambiente quanto o seu amor pelos livros. A única ligação entre a ilha e o continente é o pequeno barco El León, comandado pelo marinheiro El Turu. Rude e violento, Turu vê em Alvaro uma ameaça aos valores da pequena comunidade. O conflito entre os dois provará que a agressividade de Turu é apenas um modo de esconder a sua própria confusão emocional.


Próxima Sessão

02/12/2008

IMBD

cinema.uol.com.br

contracampo.com.br

Guia da Semana



segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Um conflito, duas vidas



Após passagem pelos cenários indianos que deram cor à vida de três irmãos, o Cineclube Batelão larga-se agora em meio ao conflito entre palestinos e israelenses, porém numa viagem que vai mais além de um conflito que perpassa os anos.

A estória a ser contada é de uma forma de combate, de resistência de uma religião, uma cultura que não se obriga a ser explicada e a vida de duas pessoas com família e paixões.

O filme a ser apresentado nesta terça-feira, dia 11 de novembro, no Anfiteatro Garibaldi Brasil – Ufac às 19h00min é Paradise Now, vencedor de prêmios como Festival de Berlim e Golden Globe Awards, dirigido por Hany Abu-Assad.

Uma produção que merece a atenção e reflexão por parte de todos aqueles que se interessam pela condição que diferentes regiões da terra tratam seus conflitos, assim a sessão contará com o professor Gerson Albuquerque para debate após o termino do filme.

Sinopse: Amigos de infância, os palestinos Khaled (Ali Suliman) e Said (Kais Nashef) são recrutados para realizar um atentado suicida em Tel Aviv. Depois de passar com suas famílias o que teoricamente seria a última noite de suas vidas, sem poder revelar a sua missão, eles são levados à fronteira. A operação não ocorre como o planejado e eles acabam se separando. Distantes um do outro, com bombas escondidas em seus corpos, Khaled e Said devem enfrentar seus destinos e defender suas convicções.

Próxima sessão

18/11/2008






segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Batelão em sua volta







Por outra perspectiva

Sonhamos, neste espaço de incentivo à consciência, com a universalização do ser, do estudante que aqui convive com o uso da idéia na construção de uma consciência social, ser consciente da dor de ser, consciente da alma daqueles que não sentem nem a dor, consciente das almas, da vida.
Uma cultura universal e universalista, desprendida dos preconceitos da grandeza e da pequenice, sem uma visão deslocada dos epicentros dos movimentos que dão corpo e cor ao mundo, uma visão apegada a um espírito coerente com a vivência local.  

Cineclube Batelão, novembro de 2008.


O Cineclube Batelão, projeto de extensão que nasceu em novembro de 2006, na Universidade Federal do Acre - Ufac, realizou mais de 20 sessões ao longo de um ano, incluindo vídeos acreanos, filmes nacionais, latino americanos e europeus, reabre suas portas com nova direção.
A proposta é oferecer exibições de filmes independentes com objetivo de difundir as diferentes perspectivas fílmicas ao redor do mundo, formar platéias e ser um meio alternativo de exibição de filmes.
A estréia desta nova temporada acontece no dia 04 de novembro de 2008, às 19 horas, no Anfiteatro Garibaldi Brasil - Ufac, com a projeção do filme Viagem a Darjeeling (The Darjeeling Limited), direção de Wes Anderson.

Sinopse: Francis, Peter e Jack são irmãos, mas não se falam há um ano. Eles decidem realizar uma viagem de trem pela Índia, na intenção de acabar com a barreira existente entre eles e também para autoconhecimento. Entretanto, devido a incidentes envolvendo a compra de analgésicos sem prescrição médica, o uso de xarope para tosse indiano e um spray de pimenta, a viagem logo muda de rumo e faz com que o trio fique perdido no meio do deserto, tendo apenas 11 malas, uma impressora e uma máquina plastificadora.


Próximas sessões:
10/11/2008
11/11/2008

Breve mais informações sobre os próximos filmes.

Abraços visuais sonoros.