quarta-feira, 25 de março de 2009

Fantasia em som e cor (Sessão transferida para data indefinida)


SESSÃO TRANSFERIDA PARA DATA INDEFINIDA






Após recesso de fim de semestre, o Cine Batelão volta para inciar a temporada 2009. O filme desta semana é Música e Fantasia (Allegro non troppo, 1977, Itália) de Bruno Bozzetto, uma animação fantástica, colorida como uma fantasia.

A obra faz-se em uma sátira sobre a animação Fantasia (1940), de Walt Disney. Bruno Bozzetto vale-se do mesmo recurso de Walt Disney, a dança entre animação, levada ao extremo da imaginação criativa, com músicas clássicas já consolidadas como peças que vão além da imaginação criativa.

A sessão ocorrerá nesta quinta-feira, dia 26 de março, como sempre, às 19h00min, no Anfiteatro Garibaldi Brasil – Ufac.

Sinopse: Trata-se de uma sátira sobre a animação Fantasia feita por Walt Disney em 1940. Bruno Bozzetto utiliza os mesmos recursos de Disney, animando peças musicais clássicas e ainda acrescentando uma mordaz crítica social em cada quadro.

Prélude de l'après-midi d'um Faune, de Debussy, é uma sátira da mitologia grega com um fauno velho que tenta disfarçar sua velhice.

Dança Eslava, de Dvorak, é a evolução da sociedade humana, onde o desenvolvimento das moradias provoca o aparecimento da inveja e a imitação é a mola propulsora.

Bolero, de Ravel, nos mostra que a partir de um resto de Coca-cola abandonado por uma nave espacial se desenvolve toda a evolução das espécies e, de maneira crítica e irônica, o aparecimento do homem.

Valsa Triste, de Sibelius, ilustra a tristeza, a amarga solidão de um gato e suas fantasias, com uma perfeita sincronia entre cores, som e efeitos especiais.

Concerto, de Vivaldi, apresenta a presença humana desestabilizadora da natureza.

Pássaro de Fogo, de Stravinsky, satiriza a gênese bíblica de forma a identificar o "castigo divino" com a moderna sociedade consumista. (Fonte: webcine.com.br)











Nenhum comentário: