terça-feira, 31 de março de 2009

Sessão Mulher no Batelão




Esta semana o Batelão traz em suas projeções os filmes Uma História Severina (2005, Debora Diniz e Eliane Brum) e À Margem do Corpo (2006, Debora Diniz), e debate sobre a questão do aborto e o direito de decidir com Júlia Matias, representante do grupo “Católicas pelo Direito de Decidir” (CDD).

A sessão ocorre nesta quinta-feira, dia 02 de abril, como sempre, às 19h00min no Anfiteatro Garibaldi Brasil – Ufac.

Agradecemos a Eduardo di Deus por nos fornecer os DVDs e dar a idéia da sessão

Próxima sessão
09/04/2009



Sinopse - Uma História Severina:
Severina é uma mulher que teve a vida alterada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal. Ela estava internada em um hospital do Recife com um feto sem cérebro dentro da barriga, em 20 de outubro de 2004. No dia seguinte, começaria o processo de interrupção da gestação. Nesta mesma data, os ministros derrubaram a liminar que permitia que mulheres como Severina antecipassem o parto quando o bebê fosse incompatível com a vida. Severina, mulher pobre do interior de Pernambuco, deixou o hospital com sua barriga e sua tragédia. E começou uma peregrinação por um Brasil que era feito terra estrangeira - o da Justiça para os analfabetos. Neste mundo de papéis indecifráveis, Severina e seu marido Rosivaldo, lavradores de brócolis em terra emprestada, passaram três meses de idas, vindas e desentendidos até conseguirem autorização judicial. Não era o fim. Severina precisou enfrentar então um outro mundo, não menos inóspito: o da Medicina para os pobres. Quando finalmente Severina venceu, por teimosia, vieram as dores de um parto sem sentido, vividas entre choros de bebês com futuro. E o reconhecimento de um filho que era dela, mas que já vinha morto. A história desta mãe severina termina não com o berço, mas em um minúsculo caixão branco.

Sinopse - À Margem do Corpo:
A história se passa no interior de Goiás, entre os anos de 1996 e 1998. Deuseli tinha 19 anos quando foi brutalmente estuprada. Impedida de realizar o aborto, encerra o primeiro ato da narrativa desaparecendo da cidade onde vivia. Meses depois, é protagonista de outro crime, só que agora como assassina da filha de 11 meses. Em um ritual, para alguns histérico, para outros satânico, Deuseli reproduz a cena do estupro e afoga a filha em uma banheira. Ela morre meses depois de causa desconhecida. Entre o estupro, o assassinato e a morte, a vida de Deuseli foi recontada por advogados, médicos e exorcistas.


(Fonte: http://www.anis.org.br)









Nenhum comentário: